quarta-feira, 23 de abril de 2008

LIBERDADE DE ESCOLHA, LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Apesar das garantias dadas a imprensa pela constituição de 1988, penso que hoje em dia os meios de comunicação tem mais liberdade de expressão do que há alguns anos atrás. Porque jornalistas, escritores e pessoas ligadas á qualquer meio de comunicação sofreram bastante represálias, quando queriam de alguma forma, colocar algo que não agradava aos seus governantes em seus veículos de comunicação. E com certeza aquele período de lutas resultou em uma nova geração de comunicadores com um pouco mais de liberdade de expressão. Apesar de muitos donos de jornais ainda sim, colocar em primeiro plano á sua visão do assunto, e não priorisando a notícia em si. Muitas das vezes se predendo a acordos políticos.
É saudável, porque todo e qualquer meio de comunicação que tem o comprometimento de informar, e passar credibilidade para aqueles que estão lendo, ouvindo ou assistindo, é importante para a sociedade. Porque se pararmos para pensar vamos ver que daquele tempo, até os dias de hoje melhorou bastante, não temos mais pessoas que precisem se exilar, e intimidações físicas.
Toda e qualquer restrição não é importante para sociedade, é importante sim, que os pais mostrem para seus filhos o que deve, ou não, ser visto nos canais de televisão, e ser lido em revistas. O estado por sua vez, não pode querer mostrar a seu modo o que é direito de cada um de nós o direito a liberdade de escolha.
Hoje a miséria humana( Programa do Gugu) é muito exposta na sociedade, assim como o apelação sexual(Pânico na tv). São modos de manter a audiência em alta, porque ainda há muitas pessoas que assistem programas com esse tipo de conteúdo, sempre quando tem bunda na televisão e miséria humana, os índices de audiência sobem. Porém cabe aos programas em questão, e a todos os outros, colocarem a faixa de idade de cada programação, como forma de mostrar para quem está assistindo, o quê pode, e o quê não pode para cada idade. A presença dos pais nessa questão é de tamanha importância, para educar o modo que seus filhos assistem, cada programação. Nas revistas acontece o mesmo, teria que haver uma melhor selação do que é lido pelas pessoas, as pessoas que compram esse tipo de produto é muito alto, e as empresas por sua vez continuam faturando em cima dessas pessoas.
Acredito que todos nós temos capacidade de selecionar melhor aquilo que devemos ler, ouvir e assistir, sendo assim, termos liberdade de escolha é de tamanha importância!

3 comentários:

Giselle Pessanha disse...

Com certeza hoje temos mais liberdade de expressão, mas é lamentavel que ainda existam programas que só pensam em segurar audiência apelando pra vulgaridade. Cabe a nós, futuros profissionais de comunicação, a dura tarefa de mudar essa atual situação.

Angeles disse...

Olá Marise!Parabéns pelo BLOG.
Grande prazer acompanhar suas matérias aqui!
A liberdade de expressão pode ser dita como uma "vantagem em poder escolher".Sendo assim, cada cidadão elege o conteúdo que merece.Como você mesma escreve que "bunda" dá audiência e a "miséria" também,seria mais inteligante caminhar pela praia ou pelas ruas que se pode ver gratuitamente(sem consumo de energia elétrica),grande parte do que se vê nas TVs de massa.Lamentável um país que não valoriza a educação!Bjs grande.

Carla Viana disse...

O seu blog está otimo...parabéns
bjs

Carla Viana