domingo, 6 de abril de 2008

Consumidores ou Consumidos?

Hoje, a grande transformação tecnológica tem limitado o público de uma maneira geral quanto ao que podem, ou não assistir. As mídias de massa não se vêem preocupadas com questões sociais, culturais e financeiras, que limitam os indivíduos quanto ao acesso das mesmas.

Deparamos - nos com preços abusivos em uma totalidade, que em sua maioria faz com que o indivíduo deixe de se vestir, ou até mesmo se alimentar, para seguir um padrão de consumo que não é o seu. Ou aqueles que se limitam a escravidão imposta por nossa sociedade, quando se fala em consumo.

O público passa a ser consumidor, e se vê enjaulado em um consumo que ele mesmo cavou deslumbrado por um mundo que muitas vezes não está ao seu alcance

A televisão é umas das mídias mais vistas nos tempos atuais, e a principal responsável por publicidades de alto consumo que instiga tanto adultos quanto crianças.

E falar de consumo nos faz refletir sobre a percepção que as pessoas deveriam ter em relação ao que entra em suas casas. Deveriam estar conscientes do que assistem e reivindicar por isso. Para que haja um crescimento como cidadãos e possam ter um razoável nível de conhecimento.

A carta dos direitos do público é uma forma que todo, e qualquer indivíduo tem de expressar o que pensa a respeito do que está vendo e ouvindo.

Mas antes de qualquer manifestação que é direito do todos, os indivíduos precisa saber separar o que de alguma forma, acrescenta, ou o não ao seu conhecimento. O programa do ratinho, por exemplo, é algo que acrescenta para a cultura dos telespectadores nos dias atuais? Ou seria mais interessante assistir a um telejornal que fala sobre as notícias de sua região e do Brasil de uma forma geral?

2 comentários:

Unknown disse...

espero que voce nunca deixe de sonhar por um mundo melhor, assim como eu. O papel que o jornalismo, quer dizer, a midia ocupa na sociedade é de suma importancia e o seu blog expressa não apenas sua postura critica frente o cotidiano que nos afeta, mas, sobretudo, o seu desejo de ser uma jornalista; na verdade já é.
como eu também tenho um blog (Experimentando Versos) onde publico algumas de minhas poesias, eu deixo aqui o convite para voce, se puder, fazer-me uma visita:

http://experimentandoversos.blogspot.com

um abraço,

Unknown disse...

obrigado por ter aceitado o convite e visitado o blog. eu já coloquei o link de seu blog em meus blogs amigos. No orkut voce me encontra procurando por "Experimentando Versos", vão aparecer o meu nome Jose (JR) experimentando versos e a comunidade do blog. sobre o msn eu tenho, mas quase não entro, mas se voce quiser me adicionar eu lhe passo via orkut.

um abraço,